Isto deve-se ao investimento significativo do sector público (tal como o plano REPower da UE) e especialmente do sector privado, que se espera que atinja os 340 mil milhões de dólares até 2030. Na linha da frente desta tendência estão os Estados Unidos e a Europa, especialmente a Espanha. Nos últimos 4 anos, a Espanha tem estado nos 5 primeiros países a receber investimento estrangeiro com 3.000 milhões de euros.
A Espanha é uma referência para o hidrogénio verde
Segundo um relatório elaborado pela Wood Mackenzie, a Espanha concentra actualmente 20% de todos os projectos de hidrogénio verde a nível mundial, apenas atrás dos Estados Unidos, que concentram mais de metade. Entre eles está o projecto HyDeal Ambition, um projecto líder mundial destinado a criar as infra-estruturas necessárias para a produção e transporte em Espanha. Em 2021, o governo lançou um plano trienal de ajuda no valor de 1,5 mil milhões de euros para impulsionar projectos no sector.
Catalunha, o novo Vale do Silício de hidrogénio
Ursula von der Leyen comentou recentemente a transformação da região num centro energético de referência, graças aos fundos da Próxima Geração da UE. A Catalunha tem oito centros tecnológicos e de investigação dedicados ao estudo do hidrogénio verde. Uma das muitas propostas para promover a utilização do hidrogénio verde é o corredor de hidrogénio Ebro, envolvendo também Aragão, Navarra e o País Basco.
Fonte de informaçãn: https://www.companias-de-luz.com/noticias/hidrogeno-verde/